data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Polícia Civil (divulgação)
Ação da Polícia Civil aconteceu em todo o Estado
Na manhã desta quinta-feira, foi deflagrada, em diversos cidades do Estado, a Operação Vênus. A operação é alusiva aos 13 anos da Lei Maria da Penha.
22 delegacias especializadas no atendimento à mulher (Deam) atuaram em conjunto cumprindo mandados de prisões. Ao todo, foram 79 mandados de busca e apreensão e 26 mandados de prisão em todo o RS.
Foragido acusado de assalto com reféns em São Sepé é preso
Em Santa Maria, foram quatro mandados de priscão preventiva, além de denúncias em aberto que ainda serão verificadas. Um jovem de 25 anos foi preso foi preso em Arroio do Só pela operação.
A delegada Elizabete Shimomura, responsável pela Deam de Santa Maria, falou sobre o diferencial dos crimes investigados pela Operação Vênus:
- A violência doméstica não pode ser deixada para amanhã. Essa é a especificidade de crimes desta natureza.
Os mandados da operação já estavam registrados no sistema da Polícia Civil. Segundo a delegada, casos de violência doméstica não costumam ser deixados para quando há operação.
- Já se tinha tentado cumprir estes mandados, porque a vítima não pode esperar, mas não tivemos êxito. Com esta operação, fizemos novas diligências com estes mandados em pauta.
Durante a tarde, mais ações da operação estão previstas para acontecer.
CRUZ ALTA
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Em Cruz Alta, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, que resultaram em duas espingardas de calibre 12 apreendidas. Participaram da ação 10 agentes da Polícia Civil, com três viaturas. Não houve nenhuma prisão. A ação teve a coordenação da delegada Caroline Bamberg Machado.